sábado, 16 de outubro de 2010

Kishkinda & Hampi

Ontem foi dia de passeio. As crianças estão de férias. Mas algumas (cerca de 40) ficaram na escola durante as férias para ajudar nalguns trabalhos


 Assim e como prémio a missão decidiu oferecer-lhes um dia de passeio. A alvorada foi às 5 da manhã. Partimos por volta das 6:30 em direcção a Kishkinda Resort.


Um mini parque aquático onde as crianças puderam brincar toda a manhã. Infelizmente neste dia não teve tanto calor como nos outros. Contudo deu na mesma para uma pessoa se secar sem toalha (por isso imaginem, quando está calor). À tarde fomos até Hampi a pé. Hampi é uma cidade (acho eu) cheia de templos Hindus.



 Mesmo antes de se chegar a Hampi tem que se atravessar um rio de barco. Eu como estava com a escola estava tranquilo. Mas foi complicadíssimo convencer os donos do barco que eu não era turista e que estava a dar aulas na escola das crianças. A diferença é que eles a um indiano cobram 10 rupias e a um turista cobram cerca de 80 rupias (claro que as 80 rupias eram negociáveis), mas a diferença era bastante, no fim acabei por pagar só 10 rupias. Os Hindus são aqueles que mais ligam ao sistema de castas. Quando íamos a entrar no templo para visitar os seguranças puseram-nos montes de problemas, primeiro por causa das crianças que eram intocáveis e segundo porque estavam com um estrangeiro (eu). Hampi é muito giro e vale muito a pena mas é um local cheio de turismo. Todos os indianos em Hampi têm algo para oferecer, quando não têm nada para oferecer simplesmente conversam só para saber de onde somos. Foi engraçado mas a certa altura estava farto que me oferecessem mapas, postais, bananas, cocos, flautas, rickshaws, etc. Claro que as crianças só se riam. Maior parte das crianças trata-me por “brother”, algumas é porque simplesmente não conseguem decorar o meu nome, outras é por respeito e admiração.

No regresso a Manvi tive o privilégio de uma das filhas das empregadas da casa dos jesuítas vir ao meu colo. Uma miúda linda e muito bem disposta.





Sábado

Sábado aqui é dia de arrumações, então hoje tive a lavar toda a minha roupa e a lavar o meu quarto e a minha casa de banho. Ainda não está exactamente como eu quero, mas está a ficar melhor. Se aquele vai ser o meu quarto durante 6 meses tenho que fazer dele o meu lar.


Um grande Abraço



4 comentários:

  1. Que bonito, Duarte !!!!!
    Só para dar um beijinho que, agora, tenho a minha "missão" - que já sabes qual é ....
    Depois, leio com mais atenção.
    Gostei de te ver feliz.

    ResponderEliminar
  2. Meu ganda pateta tiveste em hampi e nao fostconhecer os meus amigos? es um animal.Meu li agora o blog todo pa. Deve ser dificl habituares-te a isso.se voltares a hampi mandas-me um mail antes ok? grande abraço meu irmao e quando souberes que vais estar online diz qq coisa abr molina

    ResponderEliminar
  3. Grande Duarte, tenho lido tudo! Continua cheio de força e sempre a escrever!! Abraço

    ResponderEliminar
  4. "Brother" Duarte!
    Como vai essa preguiça? Já te adaptaste à rotina?
    Espero que estejas a contribuir para a felicidade dessas crianças da melhor forma e que estejas feliz.
    Um grande abraço, estamos todos contigo.

    ResponderEliminar