sábado, 14 de agosto de 2010

Decisão

Foi no passado dia 15 de Julho que tomei a maior decisão da minha vida. Vou para a Índia viver os próximos 9 meses. Foi uma decisão dura e que demorou cerca de 3 meses a ser tomada. Existiam muitos factores a ser tidos em conta, como a decisão de interromper o curso por um ano, deixar a minha Mãe, a Maria, a minha família e amigos sozinhos por um período tão grande. Como a decisão era tão grande e afectava directa e indirectamente muita gente foi com a graça de Deus e a orientação do padre Nuno Tovar de Lemos sj, que mais do que um padre que orientou um processo de discernimento foi e é um grande amigo que estará presente no coração ao longo do próximo ano, que tomei a decisão.
Com a decisão chegou também a necessidade de contar a novidade. Claro que a primeira pessoa que eu queria que soubesse era a minha mãe, uma vez que é sem dúvida alguma a pessoa que mais fez por mim, foi a pessoa que abdicou de tudo e que sozinha, contra tudo e contra todos, e com uma imensidão de problemas me criou e me deu uma educação da qual me orgulho noite e dia. Além da minha mãe era preciso contar à minha família e amigos. 
Após o período de comunicações da boa nova, vem o período de tratar de todos os assuntos práticos, a viagem, passaporte, vistos, vacinas, este blog, coisas a levar e a coisa mais importante de todas a preparação interior para uma experiência que pode ser muito dura. Para começar a preparação decidi que devo tomar conhecimento de uma cultura totalmente nova e completamente diferente do que estou habituado, assim tenho lido, visto filmes e a cima de tudo tenho rezado e pedido a graça de Deus. Se não fosse por Deus e com Deus esta viagem, esta missão não teria sentido para mim. Só com Ele posso aguentar até ao fim.
Quanto ao Blog espero conseguir mantê-lo actualizado, mas ainda não sei quais vão ser as condições que vou ter lá, e mesmo que soubesse não quereria dizer que espero escrever todos os dias, semanas ou meses. Quero sim dizer-vos que o que tiver que ser escrito será escrito e se for pouco é porque tinha que ser pouco e se for muito é porque tinha que ser muito, não estou preocupado com a regularidade ou com a quantidade. Estou mais preocupado que este blog seja mais do que um diário de viagem, espero que seja mais do que um veículo de informação, espero com ele tentar dar a conhecer não só uma realidade nova, espero a cima de tudo que outros possam crescer com ele e que as minhas experiências não sejam minhas mas nossas e acima de tudo que sejam para Ele.
Um Abraço

3 comentários:

  1. Olá, Duarte
    Depois, com tempo, vou vendo isto com toda a atenção.
    Para já, os meus Parabéns (e solidariedade) por "mais esta" iniciativa !!!!
    És imparável .....
    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Duarte,

    Seguirei com atenção esta tua jornada, que como dizes e bem, envolve e exije MUITO ! De ti e dos outros.

    Devemos sempre seguir aquilo que de uma forma ou de outra, a vida nos vai colocando à frente. Somos senhores das nossas escolhas e decisões e mais tarde saberemos se essas mesmas escolhas foram sensatas e o quão aprendemos com elas. E como passamos a vida a aprender,que sejamos bons alunos daquilo que a vida nos tem a ensinar.

    O importante mesmo é um dia chegarmos a determinado ponto das nossas vidas, e sabermos que o Livro da nossa vida, foi escrito livremente por nós e não pelos outros ou pelas suas influências, dores ou alegrias.

    Vais ter um caminho duro, cheio de dificuldades e sofrimento que te serão apresentados das formas mais diversas e quiçá menos esperadas.

    Mas é essa mesmo a maior lição que aprendemos: a vida não é feita de auto-estradas nem de IP's, é feita de carreirinhos tortuosos e cheios de pedras, que vamos desbravando o melhor que sabemos e conseguimos.

    Neste momento só te posso desejar que sejas bem sucedido,- vais sê-lo - pois que, se não viras as costas à vida, a vida não te virará as costas a ti.

    Esta é a maior certeza com que iniciarás este teu novo caminho.

    Um abraço
    Artur

    ResponderEliminar
  3. Duarte,

    Já conversamos ... tenho a certeza absoluta que vai ser uma experiencia riquissima para ti, que te vai ajudar a descobrir a TUA VERDADE --- claro, a VERDADE VERDADEIRA nunca é confortável ... mas o facto de termos vontade de a procurar já implica que estamos vivos e no bom caminho. O resto é a digestão ... espero que os teus caminhos na India sejam tão ricos como foram os meus. Tem que ser, porque és um homem de boa vontade, como eu lá cheguei mulher de boa vontade. Sabendo que não vais voltar o mesmo, ninguém vai ao fim do mundo e volta na mesma ... e isso pode ser duro ... mas é a VERDADE. Boa sorte, a minha benção de quaseTia muito imperfeita, mas que também procurou verdades, e porisso voltou mto + rica ... Um grande abraço!!

    ResponderEliminar