sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sistema de Castas

O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade hindu, presente também no Nepal e outros países cuja religião é o hinduísmo.

Na Índia há uma tendência das pessoas em aceitar a opressão das castas nobres sobre a maioria pobre e sofredora. Trata-se de um grupo social hereditário onde o indivíduo não pode fugir do destino que lhe foi imposto. Quem nasceu em castas inferiores não tem o direito de querer melhorar de vida, não pode ter pretensões sociais ou até mesmo espirituais.

As divisões das castas tiveram a seguinte origem;

Os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma);
Os kṣatrya (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma);
Os vaiśya (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ;
Os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.

A poeira sob os pés não pertence as castas, porém é denominada "Dalit" ou "Párias). São chamados "intocáveis" porque ousaram violar os códigos das castas a que inicialmente pertenciam. Ninguém ousa tocá-los por serem considerados impuros. Realizam os trabalhos mais humildes.
Mahatma Ghandi deu a eles o nome de "Harijan" (filhos de Deus).

Actualmente a Constituição indiana proíbe a discriminação por esse motivo, porém o sistema de castas continua prevalecendo dentre a maioria da população (80%).

Como estes meses vou estar a trabalhar com "dalits", com os intocáveis, como quero estar o mais próximo possível deles, considero que vou ser um deles, ou que vou tentar ser, daí o nome do blog.
 
Um grande Abraço
 
PS - Está quase tudo tratado para ir, já só falta mesmo a mala e o visto

1 comentário:

  1. " Sempre quis ser Santa". - Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face.

    Uma Santa Noite com tudo de bem e bom...

    A Paz

    ResponderEliminar