domingo, 5 de setembro de 2010

Criatividade - Muhammad Yunus Vs Ken Robinson

Dois homens muito diferentes, afastados geograficamente e de gerações diferentes. O mais novo, Ken Robinson, um professor universitário britânico a viver nos Estados Unidos defende que a criatividade é essencial para se poder enfrentar o mundo e o futuro do mundo que ninguém sabe como será, pois muda cada vez mais rápido e é tudo tão imprevisível. Mas afirma, e eu concordo, que as escolas matam a criatividade. Para saberem um pouco mais deixo aqui uma conferência que este deu, está muito boa, tem piada e é bem elucidativa do problema actual dos sistemas de ensino em todo o mundo.

Parte 1 da conferência:


Parte 2 da conferência:

Muhammad Yunus nasceu no Bangladesh em 1940, foi professor universitário de economia e foi o inventor e criador do microcrédito. Foi em 1986 que criou o Banco Grameen – ou banco da aldeia – primeira instituição mundial a praticar o microcrédito, cujo objectivo era conceder empréstimos, sem exigir garantias, às pessoas carenciadas, e que por isso estavam excluídas dos sistemas bancários tradicionais, permitindo-lhes assim desenvolver uma actividade independente e escapar à miséria. Em 1996 recebeu o prémio Internacional Simón Bolívar que recompensa as pessoas que trabalham pela liberdade, independência e dignidade dos povos. Em 2006 Ele e o Banco Grameen receberam o prémio Nobel da Paz. Muhammad Yunus foi um homem criativo, que teve uma ideia e a pôs em prática. À imagem de Ken Robinson também defende a importância da criatividade nas políticas e economias sociais que se devem impôr no mundo. Contudo ficam a saber que o Banco Grameen não foi a sua primeira experiência. Assim percebe-se a importância da criatividade e também a persistência, pois este homem que é o prémio Nobel da Paz também errou e afirma que continua a errar, mas que mais importante de tudo é que aprende com os erros, redefine objectivos e acerta os caminhos.

Dos melhores livros que li até hoje foi o seu, “O banqueiro dos Pobres”. É um livro inspirador que quando se acaba apetece pôr logo mãos à obra. Aconselho mesmo muito.
Para conhecerem um bocadinho melhor o Banco Grameen deixo ainda um vídeo com a história de uma cliente deste banco e que com um pequeno empréstimo de 10 dólares conseguiu mudar a vida e sair da miséria. Desculpem mas não arranjei com legendas, penso que se percebe bem.



Um Abraço

1 comentário:

  1. Gostei muito de ouvir Ken Robinson.Também partilho da mesma opinião. Obrigado por partilhares esta conferência /depoimento.

    ResponderEliminar