quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Decisão versão 2.0

Estive em Manvi quase dois meses. Após dois meses decidi abandonar aquela missão, aquela escola e aquele "trabalho". Por diversas razões, mas a maior penso que será por não ter trabalho, não ter nada para fazer. É uma missão com objectivos muito específicos, de dar formação e educação àquelas crianças, infelizmente vi que demasiadas vezes estavam preocupados com outras coisas. E como não sou professor e não tenho grandes competências para trabalhar numa escola, depois de algum discernimento, decidi abandonar, ou melhor, decidi re-centrar e repensar a minha missão. Por isso neste momento vou para Calcutá onde vou trabalhar com as missionárias da caridade, as irmãs de Madre Teresa de Calcutá.
Sei que em Calcutá também vou encontrar muitos defeitos e muitas coisas com as quais não concordo, mas sei que lá tenho trabalho muito específico para fazer. também sei que tanto em Calcutá como em Manvi a minha presença e o meu trabalho não são precisos. Ou seja, é sempre bom ter voluntários, mas se eu não estivesse lá as coisas não deixariam de ser feitas. Também sei que nada vou mudar, vou apenas para trabalhar no que for preciso.
Pode ser arrogância da minha parte esta minha decisão, esta minha vontade de mudar e de experienciar um trabalho diferente, pode ser que sim, mas de certa maneira sinto que tenho que fazer isto. Claro que não vou ter tantas comodidades como em Manvi, não vou ter um quarto só para mim ou a comida dos jesuítas, mas penso que ao ter outros com quem trabalhar vou estar melhor.
Esta é a razão também porque não escrevi nada no último mês, pois não havia nada a contar.

Quando chegar a Calcutá volto a escrever para contar as primeiras impressões que tive em relação aquela gigantesca cidade com mais de 15 milhões de habitantes, a 3ª cidade da Índia com maior densidade populacional e a 13ª do Mundo.

Neste momento estou com o meu amigo Anand que conheci em Manvi. É indiano e está a estudar em Raichur (cidade próxima de Manvi onde vou apanhar o comboio para Calcutá). A sua amabilidade e a sua hospitalidade têm sido incríveis. Não há palavras para descrever, assim como também nunca será possível pagar tal favor. Tenho um quarto e refeições de graça aqui num hostel para estudantes, pagaram-me o bilhete de autocarro e o taxi desde Manvi até aqui. claro que não é muito dinheiro mas para eles é imenso, por isso estas atitudes diariamente me têm comovido.

Para já é só.
Um abraço,

9 comentários:

  1. Duarte
    Fazes muito bem em "mudar", se achas que não estás a dar o MUITO que tens ....
    Não é arrogância nenhuma reconhecermos que podemos (e devemos) dar mais. Ora essa !!!
    Espero que em Calcutá te sintas mais realizado.
    Espero (esperamos) notícias (boas) mal te sintas "instalado".
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Duarte!
    Isso é que é discernimento, sim senhor!
    Deixo-te uma oração de Thomas Merton que me parece a propósito:

    "Senhor Meu Deus, não imagino sequer para onde vou,
    não vejo o caminho que se abre à minha frente.
    Não posso saber com certeza onde terminará.
    Tão-pouco me conheço realmente a mim mesmo,
    e o facto de pensar que estou a cumprir a tua vontade
    não significa que estou a cumpri-la realmente.
    Creio, porém, que o desejo de te agradar
    te agrada mesmo".

    Boa Calcutá!
    E vai contando coisas... que eu adoraria estar aí mas não posso! :)
    ABRAÇO!
    Deli.

    ResponderEliminar
  3. Grande Duarte!!! Espero que esteja tudo bem contigo!! Apesar de não ter comentado (até agora) tenho seguido os teus "relatos".

    Quanto a esta decisão, só te posso apoiar a 100%!! Se não te sentes "útil" (e esse é o teu objectivo com certeza) não acho que seja arrogante da tua parte mudar!!

    Ao "embarcares" nesta viagem/missão com certeza definiste bem os teus objectivos. Assim sendo, se sentes que para os cumprires (e ao mesmo tempo te "sentires mais útil") tens que mudar... FORÇA!!

    Espero que corra tudo bem na viagem e que essa mudança seja proveitosa!!

    Vai dando notícias

    Um grande abraço

    Francisco Sousa Pires Gomes

    ResponderEliminar
  4. Oi primo!
    Antes de mais, queria-te dar os parabéns por essa vontade e força toda que demonstras em seguir uma missão que busca ajudar os desfavorecidos duma cultura longínqua e completamente diferente.
    "Se podias ajudar num país mais perto? Poder, podias... mas não era a mesma coisa."

    Quanto à decisão de mudares de rumo e tendo lido os restantes posts, acho que não tens que te considerar arrogante pois o que decidiste, provem do facto de quereres ajudar mais do que aquilo que te era possível em Manvi.

    Espero que encontres maior utilidade nesta nova missão e que dela consigas absorver maior felicidade e devolvê-la a quem precise.

    Já adicionei o blog aos meus favoritos e vou começar a acompanhar as peripécias deste meu primo aventureiro e de coração grande.

    Um grande abraço e que tudo te corra bem.

    Luís Sousa Pires de Campos Moreira

    ResponderEliminar
  5. Ó Jesus,
    ajuda-me a derramar o Teu perfume
    onde quer que eu vá.
    Inunda a minha alma
    com o Teu espírito e vida.
    Penetra em mim,
    apossa-te completamente de mim,
    para que a minha vida
    seja uma irradiação da Tua.
    Ilumina por meu intermédio,
    apossa-te tão completamente de mim
    que todos os que se aproximarem de mim
    sintam a Tua presença
    na minha alma.
    Quem ao ver-me,
    não me vejam a mim
    mas a Ti que estás em mim.

    Permanece em mim.
    Assim brilharei
    com o Teu próprio fulgor
    que será também
    uma luz para os outros.
    A minha luz
    virá toda de Ti
    ó Jesus!
    Nem sequer o mais leve raio de luz
    será meu.
    Tu é que iluminarás os outros
    através de mim.
    Sugere-me o louvor que mais te agrada
    iluminando os outros
    ao meu redor.
    Que eu não pregue com palavras
    mas com o exemplo,
    com a influência das obras,
    com o fulgor visível do amor
    que o meu coração
    foi buscar ao Teu.
    Amén.

    Querido Duarte, esta é a oração que as Missionárias da Caridade rezam todos os dias...
    no silêncio tenho acompanhado esta tua "aventura"... e hoje decidi quebrar o silencio e dizer-te:
    ola!! estou aqui contigo =)

    beijinhos grandes
    xica onofre

    ResponderEliminar
  6. Futuro colega

    Fez muito bem em mudar para Calcuta.
    Os seus objectivos são claros e em Manvi estava longe de os concretizar.
    Força para continuar!
    Espero que contribua muito para dar um pouco de qualidade à vida dessas crianças.
    A sua OCUPAÇÃo é terapeutica!
    MJ (TO)

    ResponderEliminar
  7. Caro Duarte,
    Já tinha tido noticias tuas pelo Gonçalo mas só hoje vi o teu blog.
    Admiro a tua coragem e o teu espirito de iniciativa aquilo que infelizmente vai faltando muito por esse mundo fora.
    Fico contente por saber que resolveste mudar para Calcutá onde entendes que poderás ser mais util.
    Vai enviando noticias para estarmos mais actualizados.
    Grande abraço
    Paulo Cerquinho

    ResponderEliminar
  8. Tenho saudades tuas, pah.
    Vi agora as fotografias do Natal... Simplesmente fantástico.
    Espero que nesta altura do ano tão especial te sintas bem com o que estás a fazer e que estejas realizado e feliz.
    Um grande abraço Duarte.

    ResponderEliminar
  9. Já "roubei" montes de fotografias ....
    Que o NOVO ANO te traga tudo de bom, que bem mereces !!!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar