Aqui os dias começam muito cedo. As crianças antes de irem para a escola às 9:00 já fizeram mais do que muitos de nós faz numa manhã inteira.
O meu horário é mais ou menos este, pode sofrer algumas alterações, claro.
5:00 Acordar
5:15 Tarefas com as crianças (Estão divididas em grupos, e cada grupo tem uma tarefa semanal que põe em prática todos os dias, tarefas como lavar e limpar o chão do hostel, ajudar na cozinha a preparar o pequeno almoço, limpar as casas de banho, limpar os quartos, etc.)
5:50 Ensaio das músicas para a Missa
6:00 Missa
7:00 Estudar
7:45 Pequeno-almoço
8:15 Arranjarem-se para ir para a escola
8:45 Oração à porta da escola
9:00 As crianças começam as aulas e eu vou para o escritório da escola, onde faço trabalho de secretaria, neste momento estou a traduzir cerca de 300 perfis de crianças, de inglês para português, para se tentar arranjar tutores à distância. Cada criança custa à missão 220€ anuais, estando incluídos os transportes nas férias para irem às aldeias, a comida (3 refeições por dia), os livros, o hostel e o uniforme da escola.
12:30 Saio do escritório
13:00 Almoço na comunidade de jesuítas com os jesuítas e com o casal de australianos que também são voluntários
13:30 Tempo Livre para mim (Posso ir descansar, ir a Manvi, ir estudar inglês, o que eu quiser basicamente)
16:30 As crianças acabam a escola e estou com elas uma hora a fazer jogos, posso ensinar a tocar viola, ensinar rugby (tenho duas bolas) ou futebol (Ainda estou a ver com as crianças e com o Hanand como é que vai ser o horário semanal)
17:30 Banho das crianças
18:00 Comem uns snacks e vão estudar
19:30 Jantar
20:00 tempo livre com as crianças
21:00 As crianças vão dormir
Faço o que eu quiser, mas normalmente convém ir dormir pois os dias são mesmo compridos e se não durmo fico de rastos, como é o caso de hoje. Ontem tive com o Hanand, o meu amigo indiano que também vive no hostel das crianças, no meu quarto. Agora tenho uma pequeno mesa e duas cadeiras no meu quarto onde fiz uma pequenina sala de estar á janela do quarto com uma boa vista. Estivemos até a meia noite a falar, ver diferenças entre Portugal, Europa e Índia, tive lhe a mostrar fotografias de Portugal, etc.
Por hoje fico por aqui.
Um abraço,